Sobre a Cooperativa
Somos uma Cooperativa Cultural, com sede em Penacova, onde se situa uma Casa de Férias gerida por Um Grupo de Voluntários e onde os nossos cooperadores, convidados e familiares de cooperadores, podem usufruir, entre o sossego das serras, e a presença do Rio Mondego e da reconhecida praia fluvial do Reconquinho – em frente à nossa Casa de Férias.

.webp)
Há muito que existimos como Cooperativa de Lazer e Cultura. Começou quando um grupo de pessoas, na sua maioria Esperantistas, resolveu, a exemplo do que existia em outros países, oferecer estadia a visitantes Esperantistas que queriam visitar o nosso país.
Um então antigo professor em Penacova, Dr. Mário Eusébio dos Santos, apaixonado por esta terra, e sabendo que um edifício bem localizado estava à venda, reuniu um grupo de amigos e, em acordo, em 2 de Novembro de 1988, formalizaram uma Cooperativa, visando a posterior compra da casa.
Em Março de 1989, a Cooperativa comprou este edifício que ficou a ser sua pertença. Ficou conhecida como "A Casa Amarela".
Esse mesmo grupo de pessoas então já cooperantes, na sua maioria Universitários licenciados em diversas áreas do ensino, tinham por hábito juntarem-se à mesa dos cafés, discutindo temas de interesse geral e que lhes davam prazer (Direito, Sociologia, Artes etc).


Assim nasceu a primeira tertúlia de amigos que, cedo, e igualmente por mão do Dr. Mário Eusébio dos Santos, evoluíu na ideia de se formar uma Academia (Escola) Sénior, em que, ligada à Cooperativa, único orgão Jurídico, iria prestar à sociedade, nomeadamente aos mais idosos, um serviço cívico e benéfico, de incremento sócio cultural.
Após algumas experiências em salas de ensino em conjunto com outras organizações, o Dr. Mário Eusébio alugou um espaço, situado na Av. Marquês de Tomar em Lisboa no número 68.
Aí permanecemos até 2022, ano em que a Pandemia nos obrigou a encerrar portas a 4 de Junho desse ano.
Tentámos sobreviver fazendo aulas por videoconferência, mas as despesas da renda da casa, telefone, água luz e internet eram demasiado altas para se poder continuar.

No ano em que deflagrou a Pandemia (2019), tínhamos em curso na Academia 17 disciplinas e, 14 professores voluntários bem como todos os amigos que prestavam apoio no secretariado.
Durante anos, desenvolvemos ações de; Palestras, Cinema, visitas a Museus, Passeios pelo País e Estrangeiro, Edição anual do livro "Estórias e Vivências", Boletins Semestrais sobre a vida da Cooperativa, Festas, Exposições, etc.
Graças ao trabalho da Dr.ª Arlete Amaral, a Biblioteca da Cooperativa foi organizada e hoje conta com mais de um milhar de livros.
Mas, a SAUDAÇÃO-Cooperativa Cultural, continuou e continua a existir no corpo da Casa de Férias em Penacova à qual dedicamos todo o nosso empenho de continuidade..
Assumimos a pertença desta Casa há mais de 36 anos, e, sempre nos preocupámos por manter a construção do edifício perfeitamente habitacional, e, interiormente, simples, modesto mas aprazível.
Ao dispor, 5 quartos, 11 camas, 3 casas de banho com duches, sala de estar, sala de jantar, e cozinha.
3 grandes terraços exteriores e todas as divisões viradas para o Rio Mondego.
Todos os Quartos e Sala com televisão.
Consulte a página: "A Casa de Férias da Cooperativa"

.webp)
E PARA ALEM DA GERÊNCIA DA CASA,
O QUE NOS ENTUSIASMA FAZER?
Continuamos a apostar na cultura pois, temos cerca de 100 "CD's" e 1.500 livros (temática diversificada) que se podem ouvir ou consultar em Penacova.
Continuamos a editar Livros “Estórias e Vivências” anualmente.
E ainda... e porque acreditamos que Viajar também é Cultura, organizamos anualmente um passeio ao estrangeiro, e alguns em Portugal.
O último passeio foi à Ilha de Chipre.
O próximo passeio será à Suiça e Lagos Italianos.
Continuamos a visitar museus e outros centros de cultura ou entretenimento, seguidos de um animado almoço de confraternização
Venha conhecer-nos. Somos um grupo voluntário, ativo e que gosta de proporcionar aos seus cooperantes “aquele lado positivo que a vida nos dá”.
Estamos certos que vai gostar da nossa Cooperativa.

(Última Visita Julho 2025 - Museu Igrejas Caeiro)